5 ERROS NA ROTINA DE PELE

Alô, e boa segunda-feira!
Nesta série de vídeos e artigos no blog a que dei o nome de #SentirnaPele, quero passar algum do conhecimento que tenho sobre cuidados de pele do rosto e corpo. 
Hoje não vamos falar de ingredientes nem de produtos específicos, mas do que não fazer e de 5 erros que estão a prejudicar a tua pele. 

(os pontos abaixo estão explicados em vídeo com maior pormenor)


1. Utilizar a mesma toalha para limpar as mãos, corpo e rosto.


A pele do rosto é mais sensível e com caraterísticas diferentes da pele do corpo, e por isso não devemos partilhar a mesma toalha entre estas zonas. Podemos estar a agravar a acne, ou outros processos inflamatórios da pele.
Nada de partilhar toalhas entre elementos da família! É recomendado que a toalha de rosto seja mais suave, trocada com frequência, e que o rosto seja limpo e seco com ligeiras pressões para absorver a humidade.
Quanto às mãos... As mãos tocam em muitaaaas superfícies durante o dia, e acumulam germes por todos os sítios por onde vão passando. Lavar as mãos antes da rotina de pele é de extrema importância, em particular para quem tem alguns problemas de pele como a acne bacteriana ou fúngica, pele muito sensível, rosácea, dermatite atópica (eczema) e outros que falaremos por aqui na saga #SentirnaPele

2. Não utilizar protetor solar durante todo o ano.


Apesar de não termos essa perceção, porque não sofremos com queimaduras solares com tanta facilidade durante os meses mais frios, os raios que provocam danos na pele a longo prazo continuam a atacar, e têm um efeito cumulativo (ou seja, os danos são acumulados aos longos das nossas exposições ao Sol sem proteção adequada, e o efeito é apenas visível após um longo período de tempo).
Recomendo a utilização de protetor solar durante todo o ano, preferencialmente com um SPF (fator de proteção solar) de 30, 50 ou 50+. Nos casos de tratamentos anti-manchas, anti-rugas ou outros em que se utilizam ácidos, deve utilizar-se 50+. 

3. Não utilizar produtos adequados às necessidades da pele.


Se viste o meu vídeo sobre Tipos e Estados de Pele, estás preparado para começar a comprar produtos que sejam adequados para a tua pele. Será assim? Talvez não.
A nossa pele apresenta necessidades diferentes ao longo do tempo e o seu estado condiciona o que devemos utilizar. Uma pele oleosa, por exemplo, não pode utilizar apenas produtos secantes, deslipidantes, pois tem sempre tendência à desidratação. 
Devemos saber construir rotinas com cuidados diferentes, para dar à pele tudo o que ela precisa.
(Esse foi o meu objetivo quando comecei estes vídeos no canal, dar ferramentas para que mesmo quem não tem formação na área poder reconhecer alguns ingredientes chave para as suas necessidades, e gastar os seus €€ em produtos que sejam realmente adequados e eficazes).

4. Não aplicar cosméticos de forma suave.


Como já disse no início deste post, a pele do rosto é mais sensível. Exfoliar demasiado, ou aplicar muita força para limpar, exfoliar ou hidratar, vai irritar a pele, nem nenhum benefício na limpeza ou na penetração dos cosméticos. 
O correto é aplicar os produtos em movimentos circulares, com as pontas dos dedos e sem muita pressão, sempre de baixo para cima e de dentro para fora, contrariando a gravidade.

5. Aplicar creme de contorno de olhos na pálpebra e zona ocular.


Os cremes para contorno de olhos podem fazer maravilhas se aplicados corretamente. Na generalidade, são cosméticos testados dermatologicamente, e não oftalmologicamente, pelo que não devem ser aplicados na zona da pálpebra e olho.
No vídeo explico em pormenor com aplicar estes produtos.

Para estes 5 erros, já não temos desculpa! Vamos construir juntos uma rotina de pele?
Envia-me uma mensagem e eu ajudo-te em recomendações personalizadas e adequadas ao que tu precisas. Boa semana!



Comentários

POPULAR NESTE BLOG

ÁGUA MICELAR: PRECISAS DE LER ISTO!

A PELE NORMAL EXISTE?

Review: Nuxe 48H SOS Rescue Mask | Nota da Béu