COMO ESCOLHER O MELHOR ESFOLIANTE | ABC DA PELE

Um dos passos na rotina de pele que pode resultar em efeitos mais imediatos é a esfoliação.

A pele renova-se a cada 28 dias, aproximadamente.
O principal objetivo da esfoliação é remover as células mortas da pele, para que os produtos aplicados no corpo, cabelo ou rosto penetrem com mais facilidade.
Existem 3 tipos de esfoliação: física, química e enzimática.

Sabe mais no vídeo.



ESFOLIANTES FÍSICOS

Os esfoliantes físicos contêm partículas sólidas naturais (sementes, açucares, sal, partículas vegetais) ou sintéticas (microesferas de polietileno ou estireno).
O tamanho das partículas escolhidas deve ser adequado à região do corpo (esfoliante de rosto deve ter partículas menores e menos agressivas que o esfoliante de corpo) e adaptado à sensibilidade da pele. No entanto, se a pele foi muito sensível, este não é o tipo de exfoliante mais recomendado.
A fricção das partículas na camada superficial da pele (extrato córneo) provoca um desprendimento das células mortas, e ativa mecanismos de renovação celular.
Atuam por ação mecânica - não têm grande benefício com o tempo de atuação na pele, mas com a massagem em movimentos circulares.
Peles com acne ativo e com grande sensibilidade não devem utilizar esfoliantes físicos.

ESFOLIANTES QUÍMICOS

Os esfoliantes químicos têm na sua constituição ingredientes com propriedades queratolíticas e comedolíticas, . É comum designarem-se por peelings faciais.
Os esfoliantes químicos para uso doméstico utilizam concentrações mais baixas de ingredientes como os AHA e BHA (alfa-hidroxiácidos e beta-hidroxiácidos, respetivamente), ao contrário dos peelings que apenas podem ser realizados em salões médicos ou estéticos certificados, que utilizam concentrações mais elevadas destes ingredientes, e outros como os fenóis e o ácido tricloroacético.

ESFOLIANTES ENZIMÁTICOS

Os esfoliantes enzimáticos recorrem à ação de enzimas como a papaína (extraída da papaia) e a bromelina (extraída do abacaxi), que quebram as ligações e retiram as células mortas de forma mais suave e menos agressiva, o que faz deste tipo de esfoliante o mais adequado para a pele sensível. 

Qual é a melhor altura do dia para a esfoliação?

Esfoliar a pele é sempre uma agressão. Assim, é melhor fazê-lo na rotina noturna, para que a pele possa recuperar durante a noite, até ao dia seguinte. É sempre recomendado o uso de protetor solar no dia seguinte, para proteger a pele da radiação. Aliás, é sempre aconselhado o uso do protetor solar. 


Como aplicar um esfoliante no rosto

⇝ Aplica o esfoliante na testa, nariz e queixo.
⇝ Espalha desde o centro da testa até à linha de raiz do cabelo, e desde o início da cana do nariz até à ponta.
⇝ Com movimentos circulares, arrasta o produto até às restantes áreas do rosto.
⇝ Evita a zona dos olhos e boca.
⇝ Com o produto que restar, aplica pelo pescoço e colo.
⇝ Esfoliantes químicos e enzimáticos têm um tempo de atuação na pele, que deve ser respeitado.



Tens alguma dúvida sobre skincare que gostasses de ver esclarecida no blog? Gostavas de ter um aconselhamento personalizado para a tua rotina?
Comenta este post ou envia-me uma mensagem.
Boa semana!

Comentários

POPULAR NESTE BLOG

ÁGUA MICELAR: PRECISAS DE LER ISTO!

A PELE NORMAL EXISTE?

Review: Nuxe 48H SOS Rescue Mask | Nota da Béu